29 outubro 2012

Filmes Nacionais Completos

Muitos professores gostam de trabalhar conteúdos de história através de filmes, é realmente uma ferramenta muito útil e que costuma dar bons resultados. O problema é que muitas vezes é difícil achar o filme que procuramos, nem todo mundo gosta de baixar filmes da internet (malditos protetores de links) e muitas vezes os filmes que queremos não são facilmente encontrados nas locadoras. Navegando por ai encontrei uma lista no youtube que achei fantástica, são diversos filmes nacionais completos disponíveis com um clic. Tem desde filmes clássicos, como filmes de Glauber Rocha, até filmes mais novos, como "O Cheiro do Ralo" e "Quanto vale ou é por Quilo?" Quem quiser conhecer a lista, é só clicar nesse link

25 outubro 2012

Pro dia Nascer Feliz

Pro Dia Nascer Feliz é um documentário que mostra um pouco da diversidade que existe no sistema educacional brasileiro. Ajuda a compreender o abismo que existe entre regiões e entre as escolas brasileiras,  é um ótimo meio de visualizar o que Bourdieu chama de Capital Cultural e como isso acaba influenciando no sucesso e no insucesso escolar.
Para quem não conhece, recomendo muito que assista na integra.


23 outubro 2012

MAUS

Eu estava lendo uma revista e vi uma reportagem sobre uma HQ chamada MAUS, lembrei que já tinha conhecido ela na época da faculdade e resolvi revisitar esse clássico. MAUS não é um gibi qualquer, é o único gibi que ganhou um prêmio Pulitzer.
Além disso, esse grande trabalho de Art Spiegelman tem outra característica que o torna único, é um texto biográfico que retrata os horrores no nazismo através da história do pai de Spiegelman. Vale a pena conhecer este trabalho e ter contato com uma forma nada convencional de retratar os horrores da 2ª Guerra Mundial.

Confira nos links abaixo esse grande trabalho:
Tomo 1
Tomo 2