24 março 2010

Globalização


Conheci o site www.umsabadoqualquer.com quase por acaso, são tirinhas muito inteligentes que tem como personagens Deus, Adão, Eva e o Luciraldo (eventualmente aparecem alguns personagens com participações especiais, como Einstein, Nietzsche ou Darwin).
O objetivo do site não é catequisar ninguém, suas tirinhas utilizam de muito humor para discutir algumas questões muito interessantes, desde questões que envolvem um pouco de história antiga, até temas bem atuais, como meio ambiente ou globalização.
Eu selecionei essas tirinhas que falam sobre globalização, acho que a partir desse material da para montar uma ótima aula. E não deixem de visitar o site Um Sábado Qualquer, tem muito material bom disponivel.

19 março 2010

A história das coisas



O Youtube e outros sites de vídeo da internet facilitaram muito a vida do professor, a quantidade de bons vídeos que estão disponiveis on-line é muito grande e a possibilidade de trabalhar com esse material é muito tentadora. Uma sugestão de um ótimo vídeo é o " A história das coisas", um video de 20 minutos que fala de consumismo, meio ambiente, produção e outras coisinhas mais. É um material muito didático e com uma leitura muito interessante do processo industrial e do impacto desse processo para o meio ambiente e para a sociedade.

18 março 2010

Espelhos

Sinopse: Neste livro, Galeano procura fazer uma viagem pela história universal, mas diferente dos relatos que estamos acostumados a ouvir, Galeano conta essa história pela perspectiva dos esquecidos, dos humilhados, dos vencidos. São mais de 600 pequenos textos que ajudam a fazer um pouco de justiça com a memória de homens e mulheres que ao longo do tempo tiveram sua importância diminuida pelo discurso da história oficial.

A utilização em sala de aula:
Quando comecei a ler este livro a primeira coisa que me veio a mente foi: "que livro ótimo para se usar em sala de aula", e são várias as razões para afirmar isso:
1ª - textos curtos - os textos do livro raramente ultrapassam uma página, isso facilita na hora de fazer uma cópia ou até mesmo para realizar a leitura no curto espaço de tempo que temos em sala de aula. Além disso, o texto não se torna massante e pode ser facilmente assimilado pela turma.
2º - Variedade de assuntos - quando indiquei esse livro para alguns amigos, eles me perguntaram sobre o que ele tratava, eu fui obrigado a responder "sobre tudo", é impressionante a riqueza de informações deste livro, ele trata desde questões de história antiga, até questões ligadas a história contemporânea.
3º - Textos críticos e muito bem escritos - a qualidade do trabalho do Galeano é algo que não se discute, mas em "Espelhos" ele realmente "se puxa". São textos curtos, mas de uma profundidade impressionante. Em poucas linhas ele consegue fazer a gente pensar em aspectos da história que muitos autores não atingem em um livro inteiro.
4º - Não é um livro didático - (isso não é uma crítica aos livros didáticos, hehe) O fato é que é um texto bem escrito, como salientei anteriormente, e que não esgota o assunto discutido. Provavelmente quem não estuda muito história vai ficar "viajando" em alguns textos. Acho essa característica interessante porque o professor pode usar os textos como complemento a sua aula, buscando enfatizar alguns aspectos do conteúdo que ele está trabalhando.
Enfim, esses são só alguns aspectos. Lendo o livro vocês vão ver que existem muitos outros que deixei de fora. Espero que essa dica possa ser útil, e caso você não seja um educador, ainda assim recomento muito esse livro, com certeza será muito enriquecedor.