18 março 2010

Espelhos

Sinopse: Neste livro, Galeano procura fazer uma viagem pela história universal, mas diferente dos relatos que estamos acostumados a ouvir, Galeano conta essa história pela perspectiva dos esquecidos, dos humilhados, dos vencidos. São mais de 600 pequenos textos que ajudam a fazer um pouco de justiça com a memória de homens e mulheres que ao longo do tempo tiveram sua importância diminuida pelo discurso da história oficial.

A utilização em sala de aula:
Quando comecei a ler este livro a primeira coisa que me veio a mente foi: "que livro ótimo para se usar em sala de aula", e são várias as razões para afirmar isso:
1ª - textos curtos - os textos do livro raramente ultrapassam uma página, isso facilita na hora de fazer uma cópia ou até mesmo para realizar a leitura no curto espaço de tempo que temos em sala de aula. Além disso, o texto não se torna massante e pode ser facilmente assimilado pela turma.
2º - Variedade de assuntos - quando indiquei esse livro para alguns amigos, eles me perguntaram sobre o que ele tratava, eu fui obrigado a responder "sobre tudo", é impressionante a riqueza de informações deste livro, ele trata desde questões de história antiga, até questões ligadas a história contemporânea.
3º - Textos críticos e muito bem escritos - a qualidade do trabalho do Galeano é algo que não se discute, mas em "Espelhos" ele realmente "se puxa". São textos curtos, mas de uma profundidade impressionante. Em poucas linhas ele consegue fazer a gente pensar em aspectos da história que muitos autores não atingem em um livro inteiro.
4º - Não é um livro didático - (isso não é uma crítica aos livros didáticos, hehe) O fato é que é um texto bem escrito, como salientei anteriormente, e que não esgota o assunto discutido. Provavelmente quem não estuda muito história vai ficar "viajando" em alguns textos. Acho essa característica interessante porque o professor pode usar os textos como complemento a sua aula, buscando enfatizar alguns aspectos do conteúdo que ele está trabalhando.
Enfim, esses são só alguns aspectos. Lendo o livro vocês vão ver que existem muitos outros que deixei de fora. Espero que essa dica possa ser útil, e caso você não seja um educador, ainda assim recomento muito esse livro, com certeza será muito enriquecedor.

2 comentários:

  1. Muito legal a idéia do blog, Guilherme, vou acompanhar!
    Galeano é sempre muito bom, mas pelo que tu falou, esse livro em especial é essencial. Entrou na minha lista de prioridades de leituras!
    Beijos

    ResponderExcluir