22 junho 2010

Postagens

Andei meio ausente nas postagens, sei que não deveria, mas andei. A correria do dia a dia faz com que a gente tenha algumas prioridades e deixe de lado algumas atividades importantes, mas organização é fundamental e escrever neste blog é um exercício que não quero deixar de fazer. Prometo que serei mais atencioso com ele.
Para marcar esse recomeço, postei um texto do professor Luis Augusto Fisher (docente no curso de letras da UFRGS) que li na Zero Hora e que achei muito interessante, o texto trata da complicada relação entre professores e alunos na atualidade, essa reflexão advem do assalto realizado por um aluno a uma professora em uma escola de Porto Alegre. Não concordo com tudo o que o professor Fisher escreveu, mas que as queixas dos professores em relação ao comportamente dos alunos têm aumentado bastante, me parece bastante evidente.
Também não concordo que as inovações no campo pedagógico sejam todas más, muita coisa melhorou  e se certas teorias parecem funcionar muito melhor no discurso do que na prática é porque talvez muitos professores confundam essas idéias e acabam por trabalhar um esboço do que de fato certas teorias sugerem.
Tenho medo dos discursos que parecem evocar um passado glorioso na educação, acredito que muito mais do que uma perda de qualidade, na verdade essas dificuldades encontradas são fruto de um processo de inclusão que tem colocado quase que a totalidade das crianças na escola. Essa inclusão é sem duvida nenhuma uma vitória, mas agora é o momento de pensar também na qualificação do ensino, uma qualificação que contemple a realidade das escolas e prepare professores e alunos para as dificuldades da atualidade.
Confira abaixo o texto do Fisher e não deixe de dar a sua opnião.

3 comentários:

  1. Que alívio, Guilherme... Li (e não gostei) o texto do Fischer e fiquei pensando: "será que o Guilherme acha tudo isso mesmo?!". Mas não, e concordo com as tuas ressalvas. Mas, enfim, o Fischer é legal... hehehe
    No aguardo de novos textos!
    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Oi Guilherme!
    Somos colegas de profissão e vi teu blog no e-mail do Seffner! Estou te seguindo, pra gente trocar umas idéias!
    Abraço!

    ResponderExcluir