24 maio 2012

Salário de Professor

Podem falar o que quiserem do Juremir Machado, mas que ele defende os professores disso eu não tenho dúvida. Na coluna de hoje, no Correio do Povo, ele escreve um belo texto sobre a questão salarial dos professores. Confiram:

Na boa, o que tem de safado e de charlatão neste mundo! Especialistas de araque, que enchem os bolsos dando pareceres sob encomenda, inventaram um argumento cretino para relativizar as demandas de professores por aumento de remuneração: salário não garante qualidade nem dobra o aprendizado dos alunos. É a sacanagem na milésima potência. Segundo o último Censo do IBGE, as carreiras de professor de ensino fundamental e médio continuam tendo as piores compensações salariais do Brasil em relação a todas as outras de profissionais com nível superior. Um professor de ensino fundamental ganha em média 59% do que recebe um outro trabalhador formado em universidade.

Salário é determinante. Pagar bem permite atrair os melhores. Ganhar bem possibilita atualizar-se, ir ao cinema, viajar, comprar livros, abrir horizontes, manter-se motivado, fazer cursos e tudo o que se sabe e vale para qualquer profissão. Vá dizer a um juiz que ganhar bem não dobra a qualidade das suas sentenças! Explique a um alto executivo que a qualidade da sua gestão não está diretamente relacionada aos seus ganhos. Convença um centroavante que fazer muitos ou poucos gols nada tem a ver com o que ele embolsa no final do mês. O Brasil mente em termos de educação. A hipocrisia corre solta. No fundo, a maioria acha que ser professor de ensino fundamental é barbada e, como exige muita gente, tem de pagar pouco mesmo. Se o cara quer ganhar mais, que vá estudar para ser juiz ou alto executivo de algum banco.

Minha função é abalar as crenças de alguns: salário é tudo. Só pode cobrar mérito quem paga decentemente. A questão dos salários dos professores no Brasil tem a ver com (baixo) poder de pressão, prioridades invertidas e péssima distribuição dos recursos públicos entre as diversas prestadoras de serviço. Em bom português, juízes, deputados, promotores e outros ganham muito, professores ganham pouco. É preciso mexer nessa pirâmide. Se o Brasil quiser dar um salto terá de colocar o professor em primeiro lugar. Isso passa por uma elevação substancial de salários. O ovo ou a galinha? Qualificar primeiro para aumentar os salários depois? Aumentar os salários é o caminho para a qualificação. Não se trata de uma relação mecânica, mas complementar. O resto é papo.

O "especialista" que pontifica sobre a relatividade dos salários na relação com o mérito deve realizar o mesmo trabalho, com a mesma convicção, pela metade do que ganha. É tudo lorota. Conversa para professor dormir em pé. Tem consultor pomposo que adora falar em fuga de cérebros. Obviamente para conter esses cérebros geniais é preciso oferecer-lhes salários atrativos. Algumas pistas, a partir dessa ideia, para entender professores: eles têm cérebro, muitos desses cérebros são brilhantes, como qualquer cérebro, o de professor quer ser estimulado e recompensado adequadamente pelo seu trabalho. Continuamos na política nacional da "enrolation": tentar convencer professor a dar tudo, ganhando pouco, por amor ao ofício. Não cola mais. Está na hora da virada. É grana no bolso.


Extraído de: http://www.correiodopovo.com.br/Impresso/?Ano=117&Numero=237&Caderno=0&Editoria=120&Noticia=425757

Um comentário:

  1. Sabe que eu tenho uma reação bem dúbia quando falam do Juremir Machado... Acho algumas das opiniões dele meio que senso comum e um tanto conservadoras. Mas na questão da educação, ele tem sido um importante aliado dos professores. Os textos deles são bem claros e sensatos, como este, com o qual concordo plenamente. É inevitável, o baixo salário afasta potenciais bons profissionais. E é só ver para a nossa turma de colegas da UFRGS, quantos mesmo são professores? É uma penca de gente superinteligente formado em licenciatura em História que não está em sala de aula, muitos deles motivados pelo baixo salário e as precárias condições de trabalho. É muito cômodo para quem ganha três, cinco, dez mil reais dizer que o professor tem um salário condizente com suas atividades. Professor trabalha, sim, por amor. Mas amor não paga as contas, amor não leva comida para casa, amor não se pode vestir, não dá para sobreviver de amor!

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