Estive trabalhando durante toda a semana passada na realização da 1ª Semana do Livro de Guaíba. O sucesso de público do evento deixou a todos que trabalharam na organização muito satisfeitos, o auditório do Museu Carlos Nobre esteve sempre cheio e as atividades foram muito elogiadas pelo público presente.
No encerramento da Semana, realizamos uma Mini Maratona Literária, durante 3h aproximadamente realizando a leitura do livro Alice no País das Maravilhas, foi cansativo, mas muito interessante.
OK, é uma informação legal, mas o que tem a ver com o conteúdo deste blog?
No dia seguinte, depois das atividades, e pensando sobre a Semana, comecei a pensar em alguns aspectos relacionados a leitura em sala de aula. Não sei se essa é uma caracteristica só minha, mas no pouco tempo que lecionei (estágio) sempre procurei fugir dos modelos tradicionais de trabalhar em sala de aula, um pouco por considerá-los ultrapassados e um pouco por necessidade de inovar, contudo, a experiência da maratona literária me fez repensar algumas coisas ligadas ao modo "tradicional" de dar aula.
Talvez não exista nada mais tradicional em uma sala de aula do que o exercício de leitura coletiva e a leitura em voz alta (lembro de fazer isso desde o meu ensino fundamental), e nunca achei que essa fosse uma metodológia das mais "pedagógicas", no entanto, percebi que muitos alunos do ensino fundamental e até do ensino médio apresentam sérias dificuldades de leitura e escrita, portanto é essencial que estes alunos realizem exercicios para corrigir essas dificuldades.
Acredito que todo professor gostaria de poder chegar na sala de aula e aprofundar conteúdos, contar com alunos que já viessem com uma boa bagagem, etc. Mas a realidade nem sempre é essa, e uma coisa que aprendi na faculdade é que não temos que tentar fazer milagres, se recebermos alunos no ensino médio com dificuldade de leitura, devemos ensiná-los a ler antes de qualquer coisa.
Bom, essa é só uma pequena reflexão do papel da leitura na educação, esse é um campo vasto e muita gente já escreveu sobre o assunto (quem sabe qualquer hora eu me inspire e escreva um artigo sobre isso também). Abaixo uma foto da Maratona Literária de Guaíba.
Leitura em sala de aula é um assunto realmente "rentável" e ótimo para discussão.
ResponderExcluirParabéns pela iniciativa. Os leitores estão no aguardo por novas postagens.
Muito legal Guilherme!!!... To vendo que a Helen levou a turma dela de novo..hehehe
ResponderExcluir